Translate

Amuletos: Sorte e Proteção

Os antigos já acreditavam que certos objetos serviam como amuletos, prevenindo quem os utilizasse contra qualquer tipo de mau agouro. 

Muitas destas crenças prevalecem até hoje, e baseado nisto, inúmeros acessórios são criados para que a as pessoas possam andar protegidas e sempre na moda!

Confira os acessórios que facilmente podem ser encontrados e seus respectivos significados.



Olho-grego: protege contra o olho gordo e a inveja.

O Olho Grego (Olho Místico) protege contra “olho-gordo” e inveja. É um amuleto azul muito comum, é possível encontrá-lo em brincos, pulseiras, colares, chaveiros ou pendurados em finas correntes para proteger o lar, o carro ou o ambiente de trabalho.

Na Grécia as pessoas acredi­tam que uma pedra azul neu­traliza a inveja e o mau-olha­do: as energias negativas são trans­formadas em energias positivas e devolvidas a quem tenha de­sejado o mal. Na Turquia, as mães colocam o amuleto na roupa dos filhos. Se for encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança.

O Olho simboliza o olhar de Deus que nos ilumina, protege, combate a negativida­de e transmite a paz. Quando existe algum “mau-olhado”, o olho absorve a energia e em alguns casos quebra-se, protegendo a pes­soa da negatividade.


Pimenta vermelha: Proteção à inveja e o mau-olhado

A pimenta pode não ser tão popular como um amuleto, mas há quem acredite que ela afasta o azar e a inveja. Tal poder provavelmente se deve ao seu sabor forte e ardido.

Se uma pessoa te deseja mal, a pimenta afastaria suas más intenções com a mesma voracidade com que ataca seu paladar. A planta teria o papel de absorver essa energia negativa.

É considerada pela tradição mística um dos melhores amuletos para combater a inveja e o mau-olhado, bem como para ”disolver” energias de baixa freqüência. Acredita-se ainda que a pimenta ajude a atrair mudanças positivas no trabalho, facilite a adaptação a novos ambientes, os inícios de negócios e favoreça as questões financeiras.


Ferradura: Traz boa sorte e afasta os maus espíritos

 É muito usada na zona rural das cidades por ser de fácil acesso aos habitantes, já que a maioria dos cavalos usa ferradura. Normalmente é colocada atrás da porta da casa com as pontas para cima para proteger seus moradores, trazer boa sorte e afastar os maus espíritos.

Em versão miniatura, pode ser levada na bolsa ou aplicada em brincos e pulseiras. Na antigüidade, o ferro, sua principal matéria-prima, era temido pelos espíritos negativos. Outra crença é de que seu formato de meia-lua é um forte elemento do esoterismo. É um dos talismãs mais antigos e também dos mais populares por ter a característica de ser portadora de sorte e positividade.


Patuá: Mix de sorte e proteção

Todo brasileiro pelo menos já ouviu falar em patuá, mesmo que não saiba o que exatamente ele é. Muito usado por seguidores do Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno saco (de plástico ou pano) com a cor e nome do orixá correspondente, acompanhado de ervas ou outros elementos atribuídos a ele (como conchas e miçangas, sementes talismãs), costuma ser usado dentro da roupa, bolsa ou carteira de seu seguidor, que obterá a força e proteção do orixá.

O patuá aparece também em forma de colares, chaveiros, brincos… Ao invés dos elementos de proteção e sorte estarem dentro de um saquinho, aparecem na forma de pingentes e são usados juntos como um mix de amuletos.


Trevo de quatro folhas: Atribui sorte para quem o possui.

É comum encontrarmos trevos de três folhas, já o de quatro folhas são difíceis de serem encontrados e talvez seja por isso que se atribui sorte para quem encontra e carrega um trevo de quatro folhas.

É o símbolo de boa sorte e longevidade, é também o talismã mais recomendado para sorte nos jogos, ideal para quem gosta de arriscar em loterias.

No Antigo Egito, o trevo de quatro folhas era considerado símbolo de Ísis, a Grande Deusa, e utilizado nos rituais de iniciação, de amor e de sorte. Para os Celtas, o trevo de quatro folhas estava associado à Deusa da medicina, Airmid e, por isso, era usado como um catalisador de cura e saúde.


Figa: Atrai sorte e afasta a inveja e mau olhado.

A figa protege contra mau-olhado, infertilidade, feitiço e influências negativas e garante sorte ao seu portador.

Ela pode ser usada em colares, pulseiras ou presas a chaveiros. Pode ser feita em madeira, ouro e outros materiais.

Se você perder uma figa, não a procure: ela foi embora com toda a carga negativa que teria recaído sobre você.


Elefante: Força, energias positivas, longevidade e sorte.

Símbolo da força não agressiva e da sabedoria.

Longevidade também é um de seus atributos. Atrai riqueza e prosperidade.

Com a tromba para cima é um eficaz amuleto para atrair a sorte e ao mesmo tempo afastando as energias negativas.

Na forma de estátua deve ser usado de costas para a porta principal.


Saco da fortuna: Atrai sorte e riqueza.

Representa riqueza e bens materiais.

Atrai bons negócios e prosperidade.


Hamsá ou Mão de Fátima: Proteção contra o mau olhado e fortuna.

Símbolo utilizado tanto por muçulmanos quanto por judeus (principalmente os de origem árabe, chamados sefaradim). Trata-se de uma mão estilizada, utilizada como amuleto para proteção.

Hamsa quer dizer cinco em árabe, uma referência aos cinco dedos das mãos e os cinco níveis da alma. Pode ser encontrada em dois formatos: uma mão estilizada com um “dedão” de cada lado ou seguindo o formato de uma mão normal.

Muitas vezes a hamsa traz um olho em seu centro, indicando proteção contra mau olhado. Também é conhecida pelos nomes hamsá, mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh.

Esse símbolo representa também Fé, Oração, Jejum, Caridade, Peregrinação, os cinco pilares do Islã. É a representação da Justiça e Generosidade


Sapo: Atrai felicidade e bonança. Símbolo de fertilidade e sucesso.

O Sapo está relacionado à água, ao feminino, à lua, à fertilidade e à riqueza.

Ele é visto como o guardião dos tesouros e capaz de atrair felicidade e bonança.

Símbolo de fertilidade e sucesso é símbolo do renascimento e regeneração da vida.


Moeda chinesa: prosperidade, riqueza e sorte.

As moedas chinesas são muito auspiciosas e representam a união das energias do céu (representada na forma redonda) e das energias da terra (representada pelo formato quadrado).

As moedas chinesas são um símbolo muito forte de prosperidade, riqueza e sorte.

São utilizadas para atrair prosperidade e crescimento financeiro a quem as possui.


Chave: Amuleto que tem o poder de abrir ou fechar.

Pode abrir caminhos, facilitando conquistas.

Amuleto que tem o poder de abrir ou fechar. Pode abrir caminhos, facilitando conquistas.

Diz-se que  “fecha o corpo” contra os maus espíritos.

Uma chave pode simbolizar um coração fechado esperando quem o abra para o amor. Pode ser também a marca de um grande segredo guardado.


Salamandra: Sorte

É um anfíbio que é muito resistente ao fogo e representa sorte e proteção.

Protege o portador de qualquer mau agouro.


...

3 comentários:

Gostou do post ? Comente !

O visitante tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados neste Blog, porém não serão aceitos:

1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;

2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;

3. Comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no blog.

4. Comentários contendo Links promocionais de sites ou blogs.

5. Comentários Anônimos.

Obrigado ! Paz e Luz

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...